As quatro fases da lua, como são denominados as quatro formas básicas que ela apresenta, conforme o ângulo pelo qual é vista a face
iluminada pelo Sol, são:
- Lua Nova quando a face iluminada pela Lua é a oposta àquela observada
da Terra e por isso visualizamos a Lua um pouco apagada.
- Lua Crescente quando se observa da Terra apenas uma parte da face iluminada.
- Lua Cheia quando o Sol ilumina totalmente a face voltada para a Terra; esta
é a fase que ela está mais iluminada.
- Lua Minguante quando se observa da Terra somente uma face iluminada (o lado
oposto da crescente).
Fig. 1 As fases da lua
As Marés sofrem alterações do nível das águas do mar causadas pela interferência gravitacional da Lua e do Sol sobre o campo gravítico da Terra.
Quando a maré está no seu maior nível chama-se maré alta, maré cheia ou preamar; quando está no seu menor nível chama-se maré baixa ou baixa-mar. Em média, as marés oscilam num período de 12 horas e 24 minutos. Doze horas devido à rotação da Terra e 24 minutos devido à órbita lunar.
Fig. 2 As Marés
Dependendo da posição dos dois astros em relação ao nosso planeta, as marés têm comportamentos diferentes. É aí que entram as fases lunares. Quando a Terra, a Lua e o Sol estão alinhados - ou, como dizem os astrónomos em oposição ou conjunção -, a atração gravitacional dos dois últimos soma-se, ampliando seu efeito na massa marítima. Por outro lado, quando as forças de atração da Lua e do Sol se opõem, quase não há diferença entre maré alta e baixa. Mas não é igual em toda parte, porque o contorno da costa e as dimensões do fundo do mar também alteram a dimensão das marés.
Sem comentários:
Enviar um comentário